• O MOINHO • espaço escutista

Sejam bem-vindos…

O Moinho, apesar de privado, dispõe de 10.000m2 ao encargo dos Escuteiros de Sequeira, sendo os responsáveis pela manutenção do seu espaço envolvente. O nome deriva de um Moinho de Vento que lá existe, tendo sido recuperado e aproveitado pelo Agrupamento para a prática de Escutismo na Freguesia.

O Moinho espaços

Tudo começou no final do ano de 2009, altura em que projetávamos o acampamento de comemoração dos 40 anos do agrupamento, e precisaríamos de um espaço apropriado para acolher os escuteiros convidados.

Foi então que (após visitas outros locais da freguesia), foi sugerido o espaço conhecido na altura como o “Moinho de Vento” para a realização dessa mesma atividade, mas teríamos de ter a devida autorização, assim como fazer toda a limpeza do campo para reunir as condições mínimas.

A autorização não foi difícil, o Sr. José Dias, proprietário do terreno e também antigo escuteiro, demonstrou logo todo o gosto em poder acolher a nossa “festa” no seu espaço.

Foi então que começaram todos os trabalhos de limpeza; primeiramente com as nossas próprias mãos, mas depois com ajuda de tratores e retro-escavadoras, conseguimos preparar o espaço para a montagem de tendas, assim como reconstruir todo o moinho que se encontrava em ruínas.

Ao longo de vários meses reservamos todos os sábado para os trabalhos … chuva, vento, frio, trovoada… foram coisas que não nos fizeram faltar à “chamada” e agradecemos imenso a quem nos foi ajudando com os materiais e as ferramentas necessárias.

O Moinho fotos antigas

Objetivo

e Missão

O Moinho é um excelente espaço para a prática de Escutismo.

Reúne as condições adequadas para acampamentos e outras atividades escutistas, desfrutando da Natureza e do meio Rural.

Neste local é possível ter a sua disposição um vasto leque de recursos.

O Moinho fotos antigas

Dessa forma foi crescendo o gosto e vontade de trabalhar naquele espaço. Um simples acampamento não justificaria todo o trabalho realizado e, em várias conversas com o proprietário, foi-nos permitido continuar com a obra e fazer de um terreno abandonado, aquilo o que é hoje um autêntico espaço de lazer, com as condições necessárias não só à prática escutista, como outros convívios ou festas ao ar livre… nascendo assim “OMEE – O Moinho, Espaço Escutista”, posteriormente abolida a sigla inicial e passando o diminutivo do nome ser “O Moinho”.

Podemos contar com um abrigo de apoio ao campo, duas casas de banho, chuveiros, bancas de lavar a loiça, arrecadação para guardar as ferramentas que fomos conseguindo comprar, água potável, luz em todo o campo, e ainda um anfiteatro/capela, destinado a locais de oração ou bivaques ao ar livre.

Temos trabalhos regulares de limpeza, melhoramentos e construção de novas infra-estruturas, atividades de reflorestação, e agradecemos imenso às pessoas (escuteiros, pais e amigos) que nos vão continuando a ajudar, quer nos próprios trabalhos, quer na realização de atividades lá, pois deixam sempre alguma ajuda monetária que ajuda a suportar os custos de manutenção.

Nem todos têm a mesma disponibilidade, mas enquanto existir a ambição de alguns, O Moinho nunca ficará ao abandono.

“Leão Sonhador”

Reservas de escuteiros…

Reservas

Avaliação de Utilização

Plataforma CNE

Mais informações:

omoinho.304@escutismo.pt

Como chegar

De Comboio: Sair no apeadeiro de “Aveleda”, seguir a pé até ao “Cruzeiro de Vilaça” (15min), descer em direção a Sequeira e, 200m depois, virar à direita seguindo as indicações “O Moinho”.

De Autocarro: No trajeto Braga/Barcelos sair na paragem mais central de Sequeira (Caldas) e subir até ao “Lugar do Monte” (15min), depois seguir as indicações “O Moinho”.

De Transporte próprio: A partir de Braga apanhar a EN 103 Braga/Barcelos em direção a Sequeira, na rotunda virar à esquerda e, 500m acima, seguir as indicações “O Moinho”.

Localização

O Moinho banner 2